Bolo-Rei

1

Ingredientes:

  • 70gr açucar
    casca de 1 laranja e de 1 limão (sem parte branca)
    130gr leite
    70gr manteiga
    3 gemas
    40gr de fermento padeiro ou 1 saqueta de fermipan
    20g de sumo de laranja
    400gr a 450gr de farinha com fermento (previamente pesada!!)
    1 pitada de sal

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, pontuação: 2,50 em 5)
Loading...Loading...

Modo de Preparação:

Coloque o açucar no copo bem seco e pulverize 15seg vel9. Junte as cascas dos citrinos através do bucal do copo e rale uns segundos na vel5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30seg, temp37º, vel6 e a seguir 30seg vel9 sem temperatura. Reduza para vel3 e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando uns segundos.
Deite a farinha pouco a pouco na vel3 através do bucal do copo e só no fim a pitada de sal; aumente para a vel9 durante 30seg.
Programe 3min, vel.espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15seg, vel9 e 1min vel.espiga.
Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado.
Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto (frutas cristalizadas, secas). Pode também fazer montinhos de açucar humidificado. Deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré aquecido a 180º durante 20 min.

Notas:

Aconselha-se a colocar um copo com água, resistente à temperatura, no meio da massa do Bolo rei para que esta não feche.

5 Comentários

  • masa40
    MESMO A CALHAR PARA A ÉPIOCA QUE SE APROXIMA
  • elisa
    Oh, mas este bolo nao tem frutas na massa?!
  • Mema
    Ja agora sao 250gr. de frutas cristalizadas que se misturam quando se baixa o volume da Massa com as maos e Mais 50 gr. Para decorar antes de ir ao forno.
    FICA optimo que ja experimentei o importante e mesmo deixar a massa descansar para o aumento do volume.
  • ana
    Fiz o bolo rei e o bolo rainha. Ambos ficaram deliciosos, so com um senão, é que ao fatiar ambos se esfarelas muito. Será que tem de ser tendido depois de sair do copo (muito amassado)? é que eu simplemente finz uma bola com a massa e depois moldei os bolos.
    Bom Ano 2013

Inicie sessão ou registe-se para comentar:

Close
*
*